quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Grau dos adjetivos - comparativo e superlativo


Conceito

Em inglês há, pelo menos, duas formas diferentes de se fazer comparações, que variam de acordo com os adjetivos que se pretendem comparar – se eles são “longos” ou “curtos”.

Além das formas comparativas comuns, que comparam um objeto, uma situação ou um indivíduo com outro – She is taller than me (Ela é maior do que eu) – há também a categoria dos superlativos, que comparam um objeto, situação ou indivíduo ao conjunto restante – She is the tallest in the classroom – (Ela é a maior da classe).

Forma-se o comparativo da maioria dos adjetivos “curtos” acrescentando-se -er ao final do adjetivo e acrescentando-se –est ao final do superlativo. 
Adjective
old
 (velho)
large
(extenso)
big
 (grande)
dirty
 (sujo)
cold
 (frio)
small
(pequeno)
Comparative
older
larger
bigger
ditier
colder
smaller
Superlative
oldest
largest
biggest
dirdiest
coldest
smallest

Note: observa-se que nos casos em que o adjetivo termina em “y”, na formação do comparativo e do superlativo, o y “cai” e completa-se com -ier ou –iest.

Adjective
fast
(rápido)
high
(alto - objetos)
slow
(devagar)
hot
(quente)
young
(novo/nova)
tall
(alto pessoas)
Comparative
faster
higher
slower
hotter
younger
taller
Superlative
fastest
highest
slowest
hottest
youngest
tallest

Há algumas formas irregulares de comparativos e superlativos:

Adjective
good (bom)
bad (ruim)
far (longe)
Comparative
better
worse
farther
Superlative
best
worst
farther

Usa-se um “adjetivo comparativo + than” quando comparam-se duas coisas diferentes.

Exemplos

Comparativos:

•Brazil is bigger than Sweden. (O Brasil é maior do que a Suécia).

•It is colder in Swiss than in Brazil. (É mais frio na Suíça do que no Brasil).

•Portugal is smaller than Brazil. (Portugal é menor do que o Brasil).

•Mexico is hotter than Sweden. (O México é mais quente do que a Suécia).

• I think my country is larger than Germany. (Eu acho que o meu país é mais extenso do que a Alemanha).

• My friend is younger than me. (Meu/minha amigo/amiga é mais novo/nova do que eu).

• The car is faster than bicycle.(O carro é mais rápido do que a bicicleta).

•The building is higher than my house. (O prédio é mais alto do que a minha casa).

•My cousin is older than me. (Meu/ minha primo/ prima é mais velho/velha do que eu).

•The helicopter is slower than the airplane.(O helicóptero é mais devagar do que o avião).

•I think milk with coffee is better than milk with chocolate.(Eu acho que leite com café émelhor do que leite com chocolate).

•I think milk with chocolate is worse than milk with coffee. (Eu acho que leite com chocolate é pior do que leite com café).


Superlativos:

• Kevin is my best friend. (Kevin é o meu melhor amigo)

•I think the war is the worst thing that exists. (Eu acho a guerra a pior coisa que existe)

•Rio Grande do Sul is the coldest state in Brazil. (O Rio Grande do Sul é o estado mais frio do Brasil).

•China´s population is the biggest of the world. (A população da China é a maior do mundo)


Formamos o comparativo da maioria dos adjetivos “longos” usando “more + adjetivo”

Nenhum comentário: